Plano de ensino
1-Ementa
- O Conceito de orientação Educacional no contexto histórico, social e político atual.
- O papel do Orientador Educacional na construção do trabalho coletivo na escola.
- Os campos de atuação do Orientador Educacional.
- A importância do papel do Orientador Educacional para alunos e professores, no processo ensino-aprendizagem e no trabalho da conscientização dos alunos sobre valores.
2-Objetivos Gerais
- Dominar princípios teórico-metodológicos das áreas de conhecimento que se constituam objeto de sua prática pedagódica.
- Compreender o processo de construção de conhecimento no indivíduo inserido no seu contexto social e cultural.
- Possibilitar acesso aos conhecimentos teóricos-práticos que subsidiem uma análise, a partir da história, filosofia e legislação, a trajetória da Orientação Educacional e as suas perspectivas atuais de trabalho.
- Dominar a dimensão sócio-educativa do trabalho escolar, e as contribuições do Orientador Educacional, frente as suas áreas de trabalho (escola, família, comunidade e saúde).
- Compreender a ação integradora do trabalho do Orientador Educacional, auxiliando a escola e seus integrantes na obtenção de seus objetivos e necessidades, desde a gestão até a ação.
3-Objetivos Específico
- Comparar e estabelecer relações entre os períodos históricos, legislação e as funções assumidas pelo Orientador Educacional, percebendo sua importância para o processo de ensino-aprendizagem.
- Reconhecer a importância do trabalho do Orientador Educacional para a organização da escola. - Descrever a prática articuladora da Orientação Educacional em suas diversas dimensões e campos de atuação.
4-Conteúdo Programático
- Orientação Educacional: histórico e filosófico.
- O Orientador Educacional: funções face à organização escolar.
- Orientação Educacional: perspectivas de atuação hoje e um novo olhar para o educando.
- A prática mediática da Orientação Educacional: proposta de trabalho, planejamento e projetos de intervenção, integrado ao currículo escolar.
5-Estratégia de trabalho
- Aulas teóricas dialogadas
- Debates
- Relatos de experiência, a partir de leitura, exposições orais ou em DVD/Video.
- Pesquisas
- Elaboração de trabalhos e seminários
6-Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com as normas regimentais, comunicados de reitoria e Direção de ICH, orientações normativas da Coordenação Geral do Curso e critérios específicos de Professores/Disciplina, utilizando-se no todo ou em parte, dos seguintes instrumentos:
- Provas objetivas individuais.
- Provas dissertativas inviduais.
- Provas institucionais individuais
- Provas integradas individuais
- Trabalhos em grupo, em sala e extra-sala de aula.
- Relatórios
Valores e pesos na composição da avaliação, por bimestre, serão oportunamente comunicados.
13/08/2009
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Orientação Educacional: Mediação Escola Família e Saúde
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